segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BANSKY o grito silencioso


Banksy é um pseudônimo do artista de rua do Reino Unido que ninguém sabe realmente quem é, já que ele nunca revelou sua identidade. Ele ganhou notoriedade por espalhar grafites por muros de edifícios. Muitas de suas obras têm forte mensagem  crítica a política. Banksy é natural, como tudo indica, da cidade inglesa Bristol, até hoje a sua identidade é desconhecida, apesar do prestígio conquistado no meio artístico, ele continua sendo considerado um contraventor, pois o grafite como intervenção em propriedades privadas é considerado crime e dá cadeia na Inglaterra. As entrevistas concedidas por Banksy são na maioria das vezes feitas por telefone ou e-mail, o único a entrevistá-lo pessoalmente foi um jornalista do periódico inglês The Guardian, que pela ética profissional não revelou a identidade do entrevistado.
 Em uma de suas entrevistas Banksy contou: "Me manifesto anonimamente para exigir coisas nas quais ninguém acredita, como paz, justiça e liberdade". O conteúdo estético de sua obra é visivelmente de cunho anarquista e se configura em um silencioso, porém contundente, grito de protesto com total aversão ao poder e à autoridade. Mesmo disponibilizando o download gratuito de suas intervenções em seu site, o artista se tornou objeto da cobiça de colecionadores de arte, uma de suas obras foi vendida em fevereiro de 2010 por U$ 200 mil. Em 2010 Banksy foi convidado para criar parte da abertura de um episódio do seriado The Simpsons produzido pela Fox, a abertura foi ao ar nos EUA no dia 10 de outubro e causou uma grande polêmica. Em pouco menos de 2 minutos a abertura mostra uma espécie de fábrica onde mulheres e crianças com traços orientais são escravizados para produzir a série animada e artigos ligados a ela. A abertura teria sido inspirada em notícias de que a Fox estaria terceirizando parte da produção do desenho na Coréia do Sul.
Confira a vinheta crianda por Banksy em:   http://www.youtube.com/watch?v=tkRxutiHq2Y

Um comentário:

  1. Ele é um artista anônimo que não se identifica, ele grafita as coisas denunciando, ele nunca vai preso porque não se identifica, ele denuncia o trabalho infantil, a politica, a sociedade consumista, as violências e etc. Gostei muito desse artista!!!

    ResponderExcluir