segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bem Vindos!!!


O “Projeto Transformarte” foi pensado como um meio para que os aprendizes transformem, não só materiais em formas artísticas, como também seus pensamentos, indo além do material para efeito de incorporar o conceitual. O que torna o aprendiz apto a responder aos desafios colocados para eles naquele determinado momento, fato que predispõe o educando a lidar de forma mais reflexiva com situações futuras. De modo a desenvolver no aprendiz uma capacidade de análise crítica da realidade através das leituras de obras e de imagens presentes no dia-a-dia, envolvendo a criatividade e a criticidade.
Ao proporcionar essas experiências aos aprendizes, temos o propósito de propiciar situações para que eles adquiram autonomia para fazer associações entre o que eles veem e o que eles vivenciam. Consequentemente, gerando um estímulo a participação do educando de forma ativa e reflexiva, em demais discussões. Para todos os efeitos, é por meio de manifestações da Arte Contemporânea, da Cultura Visual, e de artistas como Banksy, Vik Muniz, Farnese, Quino, entre outros... que expõe e denunciam por meio de sua arte, situações da realidade próxima de muitos de nossos alunos, é que buscamos a aproximação entre a arte e a vida, rompendo com essa a separação entre a arte (especificamente arte contemporânea) e o mundo real, valorizando assim, as aprendizagens adquiridas pela vivência do aprendiz. Segundo Freedman:
O conhecimento que os alunos obtêm fora da sala de aula, por meio de formas populares de cultura visual, poderiam ser usados para dar-lhes uma oportunidade de atentar para questões de representação e de conceitualização, criação e interpretação da arte. Em outras palavras, temos de começar a dar atenção ao conteúdo da mídia ao qual a criança assiste e a trabalhar para ampliar o conhecimento e a imaginação das crianças por meio de vários tipos de produções da cultura visual e da crítica. (FREEDMAN in BARBOSA (org.), 2005.p.140).

É nesse momento que percebemos a necessidade de estabelecer um relacionamento mais estreito com o conhecimento adquirido pelos alunos fora do ambiente escolar, valorizando os saberes empíricos e os conciliando com o conhecimento escolar, de maneira que o aprendiz possa desenvolver sua interpretação de forma crítica para com imagens e situações de qualquer contexto com maior facilidade. É preciso trazer também para a sala de aula, o que é pertencente ao mundo deles, e não apenas apresentar obras eruditas para leitura sem que haja uma relação entre a obra e as experiências de vida do aprendiz. Essa situação facilitaria o processo de ensino/aprendizagem e aproximaria assim, a arte da realidade do alunado. De acordo com o PCN:
O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na história, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber e distinguir sentimentos, sensações, ideias e qualidades. [...] Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente. (BRASIL,1997.p.61).

Por meio do “Projeto Transformarte”, pretendemos investigar como a Arte Contemporânea contribui para a formação crítica do aprendiz, para fins da realização de uma pesquisa-ação, como experiência para obtenção de respostas para o Trabalho de Conclusão de Curso- (TCC), executado de forma monográfica.

Conto com colaboração de todos os envolvidos!

Atenciosamente,
Silvana Fonseca

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